Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.
Sabe aquela marca que aparece imediatamente na sua cabeça quando alguém fala de determinado produto? Você lembra não só do nome, mas da paleta de cores e slogan? Sabe porque isso acontece? Se chama Branding de sucesso!
O processo de construção de uma marca é longo e árduo. Contudo, se você se dedicar, pode levar seu negócio a outro nível. Nesse texto, vamos explicar mais sobre o que é Branding e porque é tão importante estabelecer à sua marca.
O que é Branding?
É uma estratégia que envolve administração, elaboração, planejamento, Marketing e divulgação de uma marca. Utilizando esse método, as empresas conseguem se consolidar no mercado e na mente dos clientes, além de se tornar referência e conquistar credibilidade.
Esse é um processo complexo, que necessita de muita pesquisa e planejamento! Afinal, tudo que envolve marketing exige um estudo constante para ser bem sucedido. Sendo assim, é necessário buscar ajuda de profissionais e agências especializadas na área. Dessa forma, sua jornada será mais focada e capacitada.
Uma estratégia de Branding muito utilizada é a da Identidade Visual. Construir a identidade da sua marca é um dos passos mais importantes, sendo uma representação visual do que você está vendendo. Isso envolve cores, textura, som, slogan, fonte das palavras… Ou seja: absolutamente todos os aspectos da imagem. Tem dúvidas se essa estratégia traz sucesso? Pense em uma marca de refrigerante… Tenho certeza que veio à sua cabeça as cores dessa marca, a fonte da escrita na garrafa e o famoso slogan.
O Branding também é um meio de fidelizar os seus clientes. Em nosso Blog, temos dicas para impressionar e fidelizar os seus clientes.
É importante estudar sua marca e entender quais são seus atributos e benefícios mais marcantes para que possam ser abordados e incluídos no design.
E porque é tão importante estabelecer a sua marca?
O Branding constrói uma personalidade para a sua marca, aproximando ela dos clientes e gerando um diferencial competitivo. Além disso, possibilita ao público se identificar com a sua marca. Quanto mais o consumidor se identificar com o seu produto, mais provável é que ele o consuma. A estratégia de Branding também vai permitir que você crie uma boa percepção da sua marca, tornando ela bem vista pelo mercado e pelo público, além de gravar ela na memória do consumidor. Ter a imagem consolidada e a credibilidade estabelecida, também permite que você aumente o valor de seus produtos.
Gestão de marca e Marketing são assuntos cada vez mais em alta e necessários no mercado. Portanto, siga as redes sociais da Usina de Notícias e não perca nossos textos semanais, que trazem estratégias, explicações e dicas para diversas áreas da comunicação! 🙂
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